Muitos adotam determinada paleta de cores de forma sutil em sua obra enquanto outros fazem homenagens diretas para obras do passado, dando uma cara atual para obras do passado clássico.
Desde manipulações digitais até animações hipnotizantes, tudo para esculpir reinterpretações que aproximam o antigo do novo.  A seleção de obras de arte clássicas-modernizadas que separamos para você provam que, assim como a fina arte, criatividade e bom humor nunca ficam velhos.

Roupas de Alta-costura

Classic Works of Art Modernized

Em Paint Me Over, a fotógrafa Marina Danilova captura uma série de vertidos adornados com estampas inspiradas em pinturas à óleo. Confeccionado por Svetlana Lyalina, cada vestido de alta-costura sobrepõe texturas com estilos tradicionais, detalhados com cenas figurativas merecedoras de exposição em museu.

Todo na Beca e Nenhum Lugar para Ir

Classic Works of Art Modernized

Street Stone, uma série descontraída do fotógrafo Lo Caillard, nas quais ele veste digitalmente esculturas clássicas com roupas modernas. Caillard aponta que o propósito do projeto é o de “prender a atenção do expectador através do casamento de dois mundos tão diferentes.”

Uma Tatuagem Digna de Museu

Classic Works of Art Modernized

Usando a pele como tela, o artista coreano OOZY cria uma meticulosa, detalhada e impressionante tatuagem. Enquanto seu portfólio de tatuagens é composto por uma diversidade de assuntos, o tatuador geralmente é contratado para que reproduza imagens clássicas.

A Transformação de Frida Khalo em Sereia

Classic Works of Art ModernizedEm sua série Logo + Art, a pop-art  de Eisen Bernardo  sobrepõe famosas obras de arte êncio com símbolos contemporâneos comerciais. A intenção é a de “fazer uma análise da arte e o consumismo. Como se expressa e funciona, tanto no aspecto pessoal tanto quanto no corporativo. ” Tal projeto utiliza a técnica digital para comentar o relacionamento entre ícones do passado com os do presente. 

Fazendo Pose

Classic Works of Art Modernized

A série Mag + Art de Eisen Bernardo faz uma brincadeira ao colocar capas de revista sobre conhecidas obras de arte. Nesta imagem, Natalie Portman se mescla com um retrato de Frances Sherborne Ridley Watts feito por Jean Singer-Sargent. 

Do Metrô ao Museu

Classic Works of Art Modernized

Numa tentativa de abrilhantar Paris, tão lotada de propaganda, o artista Etienne Lavie trocou os cartazes publicitários por reproduções clássicas da arte. Com o bem humorado título OMG Who Stole My Ads? ( algo como Meu Deus! Quem roubou minha propaganda?) o trabalho enfatiza as rotas culturais, como por exemplo, La liberté guidant le peuple de Delacroix e La Lecture de Renoir.

Pós-Impressionismo de Plástico

Classic Works of Art Modernized

Em Running the Numbers II: Portraits of Global Mass Culture, o artista Chris Jordan recria estimadas obras de arte com materiais nada convencionais. Cada peça aponta para a poluição excessiva e o desperdício de materiais ao redor do mundo. Fara a reprodução da Noite Estrelada de Van Gogh, Jordan usou 50 mil isqueiros coloridos como uma inventiva alternativa para as famosas pinceladas do artista. 

Fotos que Mexem

Ás vezes, tudo que uma antiga pintura precisa para se modernizar é um toque de animação.
Especializado em vídeo-arte, o artista italiano Rino Stefano Tagliafierro transforma obras estáticas em arte que se move.

Hopper no Instagram

Classic Works of Art Modernized

Mesmo que a vida de Hooper tenha se passado em um tempo bem distante da rede social e dos estranhos emojis, o artista Nastya Ptichek prova que o melancólico quadro Sunday pode, de alguma forma, capturar as emoções da era digital. Essa imagem faz parte do projeto Ptichek’s Emoji-nation.

Rococó Descontruído

Classic Works of Art ModernizedInspirado pelo trabalho do francês Jean-Honoré Fragonard, o artista Yinka Shonibare recriou o famoso quadro The Swing.
The Swing (After Fragonard) representa uma instalação minimalista e desconstruída do  quandro Rococó.

Madonna e a Criança no Metrô

Classic Works of Art Modernized

O artista e diretor de arte ucrâniano Alexey Kondakov sobrepõe com perfeição pinturas icônicas com figuras em geral. Ele transforma cenas do cotidiano para dar vida a pinturas clássicas. 

Uma Lição de Anatomia Mecânica.

Classic Works of Art Modernized

Para o projeto Renaissance, o fotógrafo Freddy Fabris captura um grupo de mecânicos representando comicamente cenas de clássicos da pintura. Eles, inclusive, trocam objetos das pinturas por ferramentas, para dar uma atmosfera moderna nas fotos.

Esculturas Clássicas Picotadas

Classic Works of Art Modernized

Dissect, um trabalho de Nick van Woert, é um trabalho tradicional com um toque diferente. A escultura é seccionada horizontalmente, o que resulta em 14 camadas giratórias. 

Adão e Eva nas Ruas

Classic Works of Art Modernized

Para a artista de rua francês Zilda, nada é mais importante do que se conectar com aqueles que estão à nossa volta. “É essencial conhecer as ramificações sociais e da arquitetura da cidade“, ela explica.

“Me familiarizar com as ruas, com os seus alojamentos, e ver o ambiente urbano como um constrangimento, estimula a realização das minhas ideias.”

Para interagir com o ambiente, ela pinta e cola imagens inspiradas em clássicos — por exemplo, a expulsão de Adão e Eva do paraíso.

O Connoisseur da Arte Moderna

Classic Works of Art Modernized

Assim como muitas outras, a capa de revista do ilustrador Norman Rockwell, intitulada Connoisseur, é em um trabalho de arte de sucessoAgora, graças ao Tumblr, a capa se transformou em um peculiar GIF, digno do século 21.

O artista Golubev transforma carros sujos de Moscou em incríveis obras de arte

INSCREVA-SE - NEWSLETTER

Para receber dicas e matérias de quem vive a arte, basta cadastrar-se colocando seu e-mail abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here