Ele fica na Suécia, na cidade de Eskilstuna, e se chama ReTuna Återbruksgalleria ou ReTuna Recycling Galleria. Lá você encontra produtos upcycling, reciclados ou sustentáveis.

Como funciona o Retuna?

Tem um sapato guardado há 3 anos, em bom estado mas completamente em desacordo com o seu estilo atual? Pode doar. No depósito, acontece a classificação dos bens doados e uma empresa social cuida dos reparos necessários de casa item e da distribuição dos objetos para as lojas de acordo com o plano de negocio de cada uma. Existem atualmente 14 lojas à pleno vapor no ReTuna, junto com um restaurante de comida orgânica.

O conceito do shopping gira em torno da ideia de explorar novas formas de fazer comprar, com menos danos ao meio ambiente. Todos os negócios funcionam de maneira ambientalmente amigável e os produtos devem ser orgânicos ou sustentáveis. De acordo com o site do ReTuna, “A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos.”

“Quando você sai daqui,  deve sentir que fez algo de bom para o meio ambiente.” 

Anna Bergström – Gerente

O ReTuna não possui donos. Na verdade, a ideia vem de um grupo de ativistas ambientais de Eskiltuna, e desejam transformar a cidade em em um exemplo de gestão de resíduos. As lojas vendem desde roupas, bicicletas e peças para esportes até materiais de construção e mobília – tudo reutilizado.

Suécia inaugura o primeiro shopping do mundo dedicado a produtos upcycling e reciclados stylo urbano

INSCREVA-SE - NEWSLETTER

Para receber dicas e matérias de quem vive a arte, basta cadastrar-se colocando seu e-mail abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here