Na semana passada a TV ARTEDESIGN bateu um papo super descontraído com o designer gráfico sobre o desenrolar de sua carreira, como ele organiza a sua rotina de trabalho, seu mais novo projeto – o Studio Lasca – em parceria com uma amiga de longa data, e detalhes motivadores da rotina de um artista consciente do mercado.

Em 2015, Arthur Duarte foi-se embora para a Índia para descansar, mas não foi bem isso que aconteceu…

Nessa época, Arthur se sentia preso sob o aspecto profissional. Apesar de gostar de morar em Londrina, naquele momento suas oportunidades de trabalho estavam no limite do crescimento. Foi quando resolveu ir embora para a Índia para descansar e reorganizar suas metas.
Por lá, surgiu a necessidade de trabalhar para se manter durante a viagem, e acabou sendo contratado por uma grande agência de publicidade. Ela contava com cliente grandes como KFC, PizzaHut e marcas de banco locais.
Não demorou para que ele fosse engolido por uma rotina de trabalho cansativa. A viagem de descanso tinha se transformado de trabalho. Ainda era pulsante a inquietação de Arthur com suas metas profissionais.

Uma visita longa e esclarecedora.

Arthur trabalhava como freelancer no Brasil e em sua experiência no exterior foi ponto de partida para colocar em prática a vontade de profissionalizar esses freelas. No entanto, a visita de uma amiga foi imprescindível para que ele enxergasse pontos cruciais dessa trajetória. “Ela tinha um pensamento sobre isso muito mais elaborado… fazia questionamentos que eu não fazia.”
Essa troca de ideias foi tão acertada, que hoje Arthur tem um estúdio de Design em parceria com ela, o já citado LascaCom bom humor ele conta que a visita dessa amiga foi bem longa, quase dois meses. Tempo esse, suficiente para que ela expusesse sua visão de organização do trabalho de maneira clara e assertiva.

O retorno para casa não foi fácil, porém motivador.

Quando Arthur se viu de volta, muita coisa parecia estranha. Afinal, “morar na Índia era quase como morar em outro planeta”. Se adaptar com a nova rotina foi um processo lento e ele tomou esse tempo para estruturar, pouco a pouco, a sua meta de transformar, o que antes era freela, em seu trabalho oficial.
Na época morava com sua mãe, o que foi positivo, pois podia economizar mais um pouco.

Planejar a rotina de trabalho é chave para produtividade.

Decidiu, então, colocar uma meta de quase um ano na tentativa de concretizar seus planos. Observou que não era produtivo em seu quarto e organizou seu escritório no quarto de sua irmã, que recentemente havia saído de casa. Procurou aproveitar sempre as manhãs, pois é seu horário mais produtivo.
Arthur observa que, naquele momento, toda a sua angústia profissional e período de readaptação foram importantes para que ele entendesse que a motivação não viria de nenhum lugar senão de si mesmo. Era tempo de organizar a rotina de trabalho, de prospecção e processos de criação. Outra dica de ouro de Arthur é planejar a semana e o dia de trabalho. Isso é muito importante para quem não tem chefe para dar satisfações, mas tem prazos para entregar e contas para pagar.

O papel das redes sociais na divulgação de seu trabalho.

Arthur aponta o uso adequado das redes sociais como um grande salto para a divulgação e prospecção de clientes. Ele conta usar o Facebook para um público mais abrangente, o Behance para um público mais segmentado e o Instagram.
Ele ressalta que o trabalho nas redes sociais não pode parar, e é preciso planejamento.

“Com as redes sociais é possível fazer prospecção indireta e divulgação do trabalho.”

Um recado para o jovem artista.

Quando perguntamos qual seria o seu conselho para o jovem artista ou aquele que se encontra perdido em sua trajetória profissional, Arthur apontou a necessidade de descobrir o que se quer de verdade como algo valioso.
Tão valioso como “diminuir a fantasia da coisa”, em que o pragmatismo se transforma em uma ferramenta para a projeção dos objetivos na carreira.

Abaixo, alguns trabalhos de Arthur Duarte para você começar a entender o tamanho do seu talento.

Adoniran Barbosa para o projeto Alfabeto do Samba

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Courts Around The World.

arthur duarte

Arthur Duarte

Festival Kinoarte de Cinema, edições variadas

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Ilustração para revistas.

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Posters para festivais e festas de Londrina

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Ancine

Arthur Duarte

Arthur DuarteArthur Duarte

E mais, muito mais…

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Arthur DuarteArthur Duarte

Arthur Duarte

Arthur Duarte

Ufa! Não estamos nem perto da primeira metade de um terço do trabalho de Arthur Duarte. Você não pode deixar de conferir mais tesouros desse designer gráfico e ilustrador com linguagem tão original e talento irrefutável.

Confira mais trabalhos de Arthur Duarte no seu perfil do Behance.

A forma como ele organiza as suas obras e os textos que elabora, em completa sintonia com a imagem, te fazem entender a grandeza dos projetos e seus lugares de fala. Para quem quer dar o primeiro passo na organização da carreira ou reformular o que já tem, vale a pena dar uma super olhada.

INSCREVA-SE - NEWSLETTER

Para receber dicas e matérias de quem vive a arte, basta cadastrar-se colocando seu e-mail abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here